mapa risco incendio

II PASSEIO DA UNIÃO

No passado dia 1 de outubro, cerca de 140 pessoas desfrutaram de um dia diferente e inesquecível oferecido pela União de Freguesias. Com o objetivo de assinalar o dia do idoso, a Junta de Freguesia organizou o II passeio da União desta feita com destino ao Bombarral. Aí foi possível visitar o maior jardim oriental da Europa, o impressionante Buddha Eden. Com cerca de 35 hectares, o jardim surge em resposta à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, naquele que foi um dos maiores atos de barbárie cultural. Entre budas, pagodes, estátuas de terracota e várias esculturas cuidadosamente colocadas entre a vegetação, estima-se que foram usadas mais de 6 mil toneladas de mármore e granito para edificar esta obra monumental. A escadaria central é o ponto focal do jardim, onde os buddhas dourados dão calmamente as boas-vindas a quem chega a este lugar único de paz e tranquilidade que a todos encantou com a sua magnificência e beleza. Foi chegada a hora de repor energias e rumou-se a Peniche para aí se degustarem pratos típicos desta região costeira. Entre risos, histórias e memórias todos alimentaram a alma e o corpo. A viagem terminou com uma visita às imponentes grutas de Mira D’Aire, uma das 7 Maravilhas de Portugal. As Grutas de Mira de Aire são as maiores grutas turísticas de Portugal. A sua extensão atinge já os 11kms, mas apenas 600 metros podem ser visitados turisticamente. As dimensões, beleza e importância ecológica das águas subterrâneas levaram às classificações como Imóvel de Interesse Público (1955) e Sitio RAMSAR (2005). De regresso a casa, Joaquim Diogo, Presidente da União de Freguesias, agradeceu a presença de todos e assumiu que este Passeio Convívio Sénior continua a ser uma aposta forte da Junta com o intuito de estimular a vida ativa, quebrar o ciclo de solidão e de isolamento (que tantas vezes acompanha o quotidiano de muitos idosos), fortalecer a sua autoestima e, acima de tudo, ser uma iniciativa de reconhecimento pelo contributo que esta camada da população já deu para o engrandecimento da nossa terra. Joaquim Diogo agradeceu a prestimosa colaboração de todo os colaboradores envolvidos, frisando que é importante promover estes momentos de alegria, convívio e de partilha, dar atenção à população mais idosa do concelho, incentivando a sua inclusão e participação na comunidade, potenciando com esta iniciativa, a descoberta de novos lugares e regiões.

DSC 0124DSC 0171DSC 0199DSC 0283DSC 0374PA013746

Atendimento pelo Presidente, às Quintas:
1ª Quinta - Flor da Rosa; 2ª Quinta - Vale do Peso; 3ª Quinta - Crato; 4ª Quinta - Pisão.