mapa risco incendio

Flor da Rosa

casteloDistando apenas 2 quilómetros da sede concelhia, a aldeia de Flor da Rosa ocupa uma pequena área de 987 ha. Possui um património edificado de notável interesse histórico e cultural como o mosteiro de Santa Maria, igreja paroquial, pelourinho, entre outros exemplos não esquecendo a pousada, preservando o seu artesanato típico de olaria, com uma longa tradição, a freguesia de Flor da Rosa espera que o turismo seja uma real via de desenvolvimento local. Segundo a tradição o nome FLOR DA ROSA nasceu devido a um cavaleiro que se encontrava doente e uma pessoa chamada ROSA que lhe levou uma flor com o seu nome, conforme a lenda transcrita do livro de Santa Maria de Flor da Rosa.

bairro«Havia em tempos muitos antigos um pequeno lugarejo, onde vivia um cavaleiro de nome ilustre, muito estimado por fidalgos e povo. Ora este cavaleiro adoeceu gravemente e soube-se que poucos dias lhe restavam. Como era muito estimado, iam-lhe levar presentes. Entre as pessoas que o visitavam, uma chamada Rosa levou-lhe uma flor do seu nome. Foi para o cavaleiro a melhor visita e a mais bela prenda, pois ROSA era sua noiva. Todas as pessoas esperaram a morte do cavaleiro, mas o destino é por vezes traiçoeiro e foi ROSA que morreu, tendo-se ele salvo.Desde esse dia, o cavaleiro era muitas vezes encontrado a chorar junto da campa da sua noiva. Então os desgostos matam-no. Mas nos últimos momentos da vida faz dois pedidos: Queria que a flor que ROSA lhe oferecera o acompanhasse à sepultura e que fosse dado àquele lugar o nome de FLOR DA ROSA em homenagem à sua amada».

pormenores mosteiroTambém alguns cronistas da época atribuíram o nascimento de D. Nuno Álvares Pereira a um quarto do Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa e ainda hoje a pousada possui o referido quarto com o seu nome. A igreja paroquial inauguradas em 5 de Agosto de 1906 , após sete anos de construção em honra da sua padroeira Nossa Senhora das Neves. No passado dia 5 de Agosto comemorou-se o centenário da sua inauguração, com instalação de uma iluminação exterior, missa solene, assim com uma grande festa popular.

vasoA FLOR DA ROSA é considerada por muitas pessoas a ex-libris do concelho do Crato, devido aos seus monumentos, tradições e aos muitos turistas que a visitam.

CONTACTOS

União das Freguesias de Crato e Mártires, Flor da Rosa e Vale do Peso
Rua da Portela Nº- 22  Apt. 24 | 7430-143 Crato


Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telefone: 245 996 421
Fax: 245 997 306
Website: uf-concelhodocrato.pt


Horário: 09.00h ás 12.30h e 14.00h às 17.30h

Atendimento pelo Presidente, às Quintas:
1ª Quinta - Flor da Rosa; 2ª Quinta - Vale do Peso; 3ª Quinta - Crato; 4ª Quinta - Pisão.