ATL - VERÃO NON STOP 2015

A União das Freguesias de Crato e Mártires, Flor da Rosa e Vale do Peso realizou pelo segundo ano consecutivo o ATL - VERÃO NON STOP, este ano contando com a participação de 40 jovens, entre os 10 e os 16 anos que, de 7 de Julho a 21 de Agosto, tiveram a possibilidade de desenvolver as mais diversas atividades - lúdicas, culturais, educativas, ambientais e desportivas.
Foram dois meses cheios de surpresas de onde se destaca a atividade “Recrutas de Palmo e Meio” na qual os jovens envolvidos no projeto tiveram o privilégio de receber recruta nas instalações do Centro de Formação de Portalegre da Guarda Nacional Republicana durante 2 dias . Para além da recruta, e não menos importantes, foram as atividades de pesca, culinária, karting, acampamento, paintball, horta comunitária, carpintaria, música, teatro, informática, ciência viva, Dj, visita ao zoo, voluntariado (visita ao Banco alimentar e ao lar do Crato com oferta de bombons feitos pelos jovens), batismo a cavalo – Coudelaria de Alter do Chão, andebol, futsal e karaté. Os nossos jovens tiveram ainda oportunidade de ir à praia , executar trabalho de limpeza de fontes, fazer atividades no campo, usufruir de aulas de inglês, espanhol e teatro, edição de vídeo, nutrição, confecionar doces regionais e biscoitos . Desfrutaram de uma visita às pontes históricas, realizaram atividades de BTT/caminhada, golf, cinema com pipocas e foram conhecer diversas profissões em locais como o Cento de Saúde, BVC, Escola de Condução, Padaria Ideal do Crato, Lagar do Fava, Junta de Freguesia de Gáfete, Posto de Turismo de Flor da Rosa e Escola de Olaria.
À semelhança do ano transato cada um deles foi responsável pela lavagem do seu próprio prato e os talheres do almoço, assumindo assim uma responsabilidade que os ajudará certamente a ser mais independentes, organizados, disciplinados e cuidadosos.
Salienta-se a importância desta iniciativa da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Crato e Mártires, Flor da Rosa e Vale do Peso que pretendeu dar resposta ao problema que persistia ao nível da ocupação dos jovens daquela faixa etária, uma vez que a oferta existente até este executivo ter tomado posse apenas abrangia o escalão etário inferior. Numa aposta que aliou a vertente lúdica, de diversão e lazer, à vertente pedagógica e cultural, a Junta criou um projeto inovador em que o principal desafio foi ensinar aos jovens como se fazem as coisas. O Presidente Joaquim Diogo salienta a importância dos jovens terem tido a oportunidade de brincar, aprender e usufruir de toda esta diversidade de atividades e espera que esta sua aposta traga retorno, pois permitiu aos jovens conhecer um pouco da cultura e da história das nossas terras.

DSC 0145DSC 0350DSC 0800DSC 0860P7200224P8201574

Rua da Portela Nº22, Apt. 24 | 7430-143 Crato